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Espaço para compartilhar os trabalhos e pesquisas realizadas com a Profa. Sonia Paiva, nossa professora de Suportes Cênicos no curso de Licenciatura em Teatro na UNB.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

UM EXEMPLO DE PLANO DE AULA SOBRE FIGURINOS


Por William Fernandes

Tema: Como Criar Fugirinos Tempo: 60 minutos

Objetivo: Apresentar de forma resumida as bases da inclusão da criação da edumentária no processo de montagem de um espetáculo.

Os alunos terão recebido e estudo o texto escolhido previamente.

1º Escolha da linguagem e estética

Será definida a forma como a texto escolhido deverá ser apresentado a platéia. Os alunos escolherão juntps uma estética, ou seja, um conceito que possa ser o elo que ligará todas as expressoes que comporão o espetáculo, que podem ser: Arquitetura, iluminação, costura, pintura, música, muitimídias.

2º Visão do Diretor

O grupo escolherá um diretor e este escolherão, dentre os componentes do grupo, um representante para cada uma das partes que serão necessárias para compor o espetáculo. Os demais se dividirão como assistentes de cada parte da produção podendo entar ser assistentes de iluminação, assistentes de criação dos cenários, etc.

O diretor escolhido deverá passar para a equipe o que ele tem em mente para o espetáculo: impacto, resposta da platéia, e quaiquer outras intenções. Então cada componente da produção e seus assistentes derá o que pode fazer para que esses objetivos possam ser atingidos e como um se liga ao outro.

3º Visão do Figurista

Embora a apresentação do criador de figurino aconteça juntos com os demais, para essa aula deixaremos por útilmo com o prósito de realçar esta estapa e dedicar a ela a atenção de todos que aqui participarão como criadores dos figurinos que deverão usar como base:

1. A lingugem e conceitos estéticos definidos pelo grupo

2. A visão do diretor

3. A contrubuiçao de cada parte da produção que poderão ser questionadas e reelaboradas se necessário for para adequar-se as intensões dos criadores dos figurinos.

4. Orçamento

5. Mao-de-obra e técnicos disponíveis para essa criação.

Deverão gerar intensões de croquis (esboços e desenhos)